Processo de fabricação
O vaso vietnamita Olimpo é encontrado em uma única cor, a Atlantis, e em apenas um tamanho. Eles são realmente únicos! Para alcançar o tom e o formato exclusivo, a confecção dos vasos vietnamitas importados é realizada por meio de uma tradição milenar passada de geração para geração. Fabricados com argila rica em mica, um mineral bastante elástico responsável por ser o grande diferencial das peças, eles conseguem atingir temperaturas altíssimas e transformar-se em uma cerâmica resistente com acabamento vitrificado.
A produção artesanal não inclui nenhuma coloração artificial. A cor é dada por meio de uma mistura de esmaltes de resina com pó de sílica (areia) e outros pigmentos químicos (cromo, cobalto, zinco e chumbo, por exemplo).
A singularidade de cada vaso é resultado desse processo. Quando levado ao forno, a variação de temperatura e a reação da mistura de coloração podem ocasionar manchas e tonalidades diferenciadas, bem como o tão desejado efeito de vidro. Assim, nenhuma peça será exatamente igual à outra.
Argila
A argila do Vietnã é única e exclusiva dessa parte do mundo. Por isso, os verdadeiros artefatos vietnamitas só podem ser importados dessa região, assim como os vasos de luxo Olimpo.
A argila vietnamita é um mineral repleto de alumínio, potássio, sódio, ferro, magnésio e, por vezes, lítio, sendo comum em muitas rochas ígneas e metamórficas, e a matéria-prima utilizada para a criação dos vasos. Ela também é mais resistente que outros materiais, o que torna os artefatos ainda mais lindos e duradouros.
Além disso, uma forte característica dessa argila é que, devido à plasticidade que possui, ela resiste às altas temperaturas por mais de três dias, como pede o processo de fabricação de cada vaso vietnamita.
Fogo
O fogo é outro elemento importante na fabricação dos vasos vietnamitas, já que é o responsável por solidificar a argila e dar vida ao artefato.
Graças ao clima seco e quente da região vietnamita, o processo de cura da cerâmica ocorre a céu aberto ou em estufas, por um período de 60 a 90 dias. Isso faz com que o vaso fique ainda mais resistente devido à falta de umidade.
Nos fornos, adiciona-se ao molde da argila o chamote — uma espécie de refratário que aumenta a resistência da cerâmica durante a fornada. São necessários, pelo menos, 1.300°C para transformar a matéria-prima em uma verdadeira obra de arte.
Coloração
A coloração dos vasos decorativos vietnamitas, ao contrário das imitações, acontece por processo natural. Com uma base de resina, o pó de vidro ou a sílica é misturada a outros pigmentos químicos, como cádmio, cobalto, zinco, chumbo e cromo. Dessa forma, quando espalhado pelo artefato e elevado a altas temperaturas, é possível obter uma cor única e exclusiva.
Por ser um processo natural, é possível que apareçam manchas, dégradés e diferentes tons em um mesmo vaso. É importante esclarecer que essas não são marcas defeituosas, e sim sinais de que o artefato é um vaso vietnamita original.
Essas variações podem ocorrer devido à diferença entre temperaturas do forno, pela maior ou menor reação dos pigmentos químicos ou pelo uso de agentes de excitação.